Saltar navegação

A LARINGE INFANTIL

Conceito

A laringe de uma criança é menor que a de um adulto.

As pregas vocais de um bebê recém nascido tem 3 milímetros e alcançam uma frequência de 3.000 Hz, posto que sua laringe está localizada na altura da terceira vértebra, localização esta muito mais alta do que na idade adulta.

Ela se situa nesta altura até a idade de 5 anos, quando, gradativamente, desce para a altura da sétima vértebra.

No nascimento, a laringe se situa muito alta e suas dimensões exteriores são um terço da laringe de uma mulher. Ela desce muito lentamente, acompanhando o desenvolvimento de todo o organismo até ao término da puberdade. (DINVILLE, 2001)

Segundo Kyrillos (1995) "a laringe infantil é de configuração cônica, com cartilagens delicadas e ligamentos frouxos; os tecidos epiteliais são densos, abundantes e mais vascularizados, com tendência a edema e obstrução

Não é um bom instrumento para a fonação, devido à sua dimensão vertical encurtada, reduzida capacidade de ressonância e possibilidade de movimentação restrita” (apud, VANZELLA, 2006, p.3).

laringe

Por essas razões a voz infantil é muito mais aguda e delicada que a de um adulto, pois suas pregas são menores tanto em comprimento como em espessura, assim como sua mucosa é mais fina. A glote de uma criança é 50% menor que a de um adulto.

DINVILLE (1993) ressalta que é danoso para um cantor, cantar ou falar com uma voz que não corresponda à constituição anatômica de seu aparelho.