Saltar navegação

A MUDA VOCAL

CONCEITO

A muda vocal é um período muito importante, quando o aparelho vocal infantil se tornará maduro e pronto, acarretando mudança na altura da voz. 

Esta mudança se dá pelas transformações hormonais pelas quais o ser humano passa durante a puberdade, acompanhando suas características sexuais.

De acordo com SATALOFF e SPIEGEL (1989) "a puberdade acontece entre os 8 e 15 anos para o sexo feminino e entre os 9,5 e 14 anos para o sexo masculino” (apud COUTEIRO, 2007, P. 13).

Segundo Behlau (2001) "a frequência fundamental esperada na voz infantil está acima de 250 Hz, com pitch agudo, e respiração alta e reduzida, e tempos máximos de expiração até 12 segundos” (apud VANZELLA, 2006, P.4).

Um estudo realizado em Belo Horizonte com 50 menos e 50 meninas, na faixa etária de 6 a 8 anos, observou que sua frequência fundamental era, em geral, em torno de 250Hz. "A média da frequência fundamental das 100 crianças dos sexos feminino e masculino de seis a oito anos nascidas e residentes em Belo Horizonte é de 249,71 Hz, e esta diminui significantemente à medida em que aumenta a idade.

No sexo masculino, aos seis anos, a média da frequência fundamental apresenta valor em Hz superior à média encontrada para meninas, e diminui significantemente nas idades de sete e oito anos. No sexo feminino, observou-se a queda da média da Fo, porém, menos significante se comparada ao menino” (BRAGA, OLIVEIRA, SAMPAIO, 2009)

Observamos, portanto, que as vozes das crianças não tem diferença nesta fase, são iguais em classificação, independente do sexo, até por volta dos 10 anos quando, geralmente, inicia a muda vocal, podendo variar e começar até aos 12 anos de idade.

“A voz infantil caracteriza-se pelo seu timbre claro, sem vibrato e extensão sem graves. Aproxima-se da voz adulta feminina, mas é mais frágil.” (Canto, Canção, Cantoria: como montar um coral infantil. São Paulo: SESC, 1997, p.57)

Segundo Kaplan (1960) "as pregas vocais atingem nos homens 17-24mm e nas mulheres 12,5-17mm" (apud PACHECO, 1999, p. 8). "Fisiologicamente há uma adaptação as novas condições anatômicas, que tem como consequência um abaixamento médio da frequência fundamental em 1 oitava para os meninos, ficando a voz em torno de 130 hz e em 2 a 4 semitons para as meninas tornando a fo em torno de 195 hz” de acordo com Boone (1996 ) conforme citado por PACHECO (1999, p. 8).

Assim, a muda vocal nos meninos acontece nos homens entre 12 e 15 anos.

Contrariamente ao que algumas pessoas pensam, a criança pode e deve fazer aulas de canto durante o período de muda vocal. Claro que com um professor que tenha experiência no trato com a voz infantil.

Abaixo, representação da laringe de uma criança e de um adulto.

laringe