TABELA DE TEMPORALIDADE
Conceito
Tabela de Temporalidade é o registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão, sendo elaborada após a análise da documentação e aprovada pela autoridade competente.
A Tabela determina o prazo de guarda dos documentos no arquivo corrente, sua transferência ao arquivo intermediário, os critérios para a microfilmagem, a eliminação ou o recolhimento ao arquivo permanente.
- Dados básicos a serem incluídos na Tabela de Temporalidade
- nome do órgão e da unidade administrativa;
- espécie e assunto do documento;
- existência de vias e/ou reproduções em outros setores;
- prazos de guarda nos arquivos correntes e intermediários;
- destinação;
- observações.
- Resultados da aplicação da Tabela de Temporalidade
- facilidade em distinguir os documentos de guarda temporária dos de guarda permanente;
- eliminação imediata de documentos cuja guarda não se justifique;
- racionalização, principalmente em termos econômicos, das atividades de transferência e recolhimento;
- implementação de um programa de destinação de documentos.
- Recomendações quanto ao uso da Tabela de Temporalidade
- aprovação por dirigente do órgão e pela instituição arquivística pública na sua esfera de competência;
- publicação do Edital de Ciência de Eliminação de Documentos, no Diário Oficial da União;
- atualização em conseqüência da produção ou supressão de documentos, bem como de alterações na estrutura administrativa;
- tabulação de dados visando a apurar a porcentagem dos documentos e suas respectivas formas de destinação;
- evitar o uso de siglas, a menos que conste da tabela a denominação correspondente;
- elaboração de relatório, justificando os critérios adotados e as modalidades de destinação propostas.
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