TIPOS DE DIREITOS
Direitos civis
Esses direitos se expressaram na liberdade religiosa e de pensamento, no direito de ir e vir, no direito à propriedade e também na liberdade contratual, bem como no direito à justiça.
Direitos políticos
Os direitos políticos correspondem ao direito do individuo de decidir sobre sua vida política: eleger seus representantes políticos, ser eleitos para cargos políticos, ter os direitos de participar de associações diversas (partidos, sindicados, conselhos, etc.), de protestar através de greves, pressões, movimentos diversos, enfim, o direito de participar de alguma forma, direta ou indiretamente, da tomada de decisões no processo político.
Direitos sociais
Depois dos direitos civis e os direitos políticos temos a promoção dos direitos sociais: direito a moradia, educação básica, saúde publica, transporte coletivo, lazer, trabalho e salário, seguro-desemprego, enfim, um mínimo de bem-estar econômico e social. E isso se fez como investimentos maciços por parte do Estado, redimensionado as suas prioridades, para atender à maior parte da população, a fim de que ela pudesse ter trabalho e algum rendimento, tornando-se consumidora e, assim, mantendo a produção sempre elevada. É o que alguns chamam de "cidadania do consumidor", ou seja, a cidadania entendia de mercado.