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SENTENCES

CONCEITO

Uma oração é a primeira estrutura de um texto e consiste em uma oração independente, o que significa que possui um sujeito, um verbo e uma ideia completa. 

As orações em Inglês também se dividem em Sujeito e Predicado.

Ao montarmos uma oração com um sujeito e um predicado, montamos um período simples. Estas orações estão presentes nos textos que lemos em inglês.

 

Examples:

Andrew is an engineer. (Andrew é um engenheiro.)

Sujeito  Predicado

 

He works in a big company. (Ele trabalha numa grande empresa.)

Suj. Predicado

 

Ao juntarmos um período simples com outro, montamos um composto.

Períodos compostos são também freqüentemente utilizados na composição de textos. Podemos juntar as orações de várias maneiras, uma delas é utilizando a palavra “and” (e).

 

Example:

Andrew is an engineer and he works in a big company.

Sujeito      Predicado                 (e) Suj. Predicado

 

Identificando o sujeito, que pode ser um nome ou um pronome, encontramos também os verbos logo à sguir. Na primeira oração, vemos o “is” ou o “to be”. Na segunda oração vemos o “work”. Os verbos compõem o predicado e nos dão a noção de estado ou de movimento na oração.

Já podemos então identificar o sujeito e o verbo de uma oração. Isso é fundamental para que você consiga uma boa leitura dos textos. O sujeito pode ser um nome (ou um substantivo) ou um pronome. Nas orações em Inglês, a presença do sujeito é constante.

Observe o sujeito e o “to be” nos seguintes exemplos:

  • Sharon is from Australia. (Sharon é da Austrália.)
  • She’s a systems analyst. (Ela é uma analista de sistemas)
  • She is not a supervisor. (Ela não é uma supervisora)

Note que o sujeito pode ser substituído por um pronome. A negação, “not” é colocada depois do verbo. Se juntarmos estes períodos, podemos transforma-los de simples para composto.

Sharon is from Australia.

She’s a systems analyst but she is not a supervisor.

 

Duas orações foram juntadas pela palavra “but” ou “mas” em Inglês. Então concluímos:

Período Simples  = Sujeito + Predicado

Sharon is from Australia.

Sujeito Predicado

 

Período Composto = Período Simples + Período Simples

She‘s a systems analyst but she is not a supervisor.

Período Simples            (mas) Período Simples

 

Parágrafo = Período + Período + Período

Sharon is from Australia. She’s a systems analyst but she is not a supervisor.

 

É assim que os textos são formados. Um período depois do outro formam um parágrafo. Um parágrafo depois do outro formam um texto.

Vejam mais este parágrafo:

Tony and his family are my neighbors. His sister is Carol. Their parents are Mandy and Pete.

(Tony e sua família são maus visinhos. Sua irmã é Carol. Seus pais são Mandy e Pete.)

 

Vimos a utilização de verbos, nomes, pronomes como também dos possessivos (my, his, their).

Os pronomes e o verbo “to be” compõem uma lista de vocabulário que merece ser memorizada.

 

Observem os pronomes possessivos:

Tony and his family are my neighbors. (Tony = He. O possessivo é his)

Their parents are Mandy and Pete. (Tony e Carol = They. O possessivo é Their)

 

A utilização dos possessivos depende de quem estamos falando e seu sentido depende da frase. O possessivo sempre combina com aquele que possui.

 

Example:

I am your new teacher and you are my new pupils.

(Eu sou seu novo professor e vocês são meus novos alunos)

 

He is our new classmate and his name is Alfred.

(Ele é nosso novo colega de sala e seu nome é Alfred) ou

(Ele é nosso novo colega de sala e o nome dele é Alfred)

 

She is our new secretary but her name is not Susan. It’s Sharon.

(Ela é nossa nova secretária mas seu nome não é Susan . É Sharon.) ou

(Ela é nossa nova secretária mas o nome dela não é Susan . É Sharon.)

 

They are our new neighbors and their names are Jack and Jill. Their

children are our friends.

(Eles são nossos novos vizinhos e seus nomes são Jack e Jill. Os filhos deles são nossos amigos)

 

No seguinte diálogo, veremos o funcionamento das estruturas vistas até agora.

 

Diálogo: Dois personagens na porta de uma sala de aula (01 moça e 01 homem)

a) Excuse me! Am I late for class? Is the teacher here?

b) No, you’re on time. And yes, the teacher is here.

a) Oh, good. I’m Christina. Are you new here?

b) Yes, I am.

a) I’m from Venezuela. What about you?

b) I’m from Michigan.

a) Michigan? Then you’re not a new student in this English class?

b) You’re right! I’m not a new student. I am your new teacher.

 

Em “Am I late for class?” (Estou atrasada para aula?), ocorreu a inversão entre o sujeito “I” e o verbo “am”. Ao invés de “I am late for class”, vemos “Am I late for class ?”. Isto ocorre na estrura da interrogação em Inglês. O mesmo aconteceu em “Is the teacher here?” (O professor está aqui ?).

 

A questão “What about you?” é uma forma abreviada de pergunta que significa:

“E você?”