Saltar navegação

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES

Sistema Internacional de Unidades (sigla SI do francês Système international d'unités) é a forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas e da conveniência do número dez. É o sistema mais usado do mundo de medição, tanto no comércio todos os dias e na ciência.

O SI um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, utilizado em quase todo o mundo moderno, que visa a uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais daí decorrentes.

O antigo sistema métrico incluía vários grupos de unidades. O SI foi desenvolvido em 1960 do antigo sistema metro – quilograma - segundo, ao invés do sistema centímetro – grama - segundo, que, por sua vez, teve algumas variações. Visto que o SI não é estático, as unidades são criadas e as definições são modificadas por meio de acordos internacionais entre as muitas nações conforme a tecnologia de medição avança e a precisão das medições aumenta.

O sistema tem sido quase universalmente adotado. As três principais exceções são a Myanmar, a Libéria e os Estados Unidos. O Reino Unido adotou oficialmente o Sistema Internacional de Unidades, mas não com a intenção de substituir totalmente as medidas habituais.

 

Unidades do SI Básicas

Definiram-se sete grandezas físicas postas como básicas ou fundamentais. Por conseguinte, passaram a existir sete unidades básicas correspondentes — as unidades básicas do SI — descritas na tabela.

A partir delas, podem-se derivar todas as outras unidades existentes.

si

 

Derivadas

Todas as unidades existentes podem ser derivadas das unidades básicas do SI. Entretanto, consideram-se unidades derivadas do SI apenas aquelas que podem ser expressas através das unidades básicas do SI e sinais de multiplicação e divisão, ou seja, sem qualquer fator multiplicativo ou prefixo com a mesma função. Desse modo, há apenas uma unidade do SI para cada grandeza. Contudo, para cada unidade do SI pode haver várias grandezas. Às vezes, dão-se nomes especiais para as unidades derivadas.

derivadas

 

 

TEMPO

No passado os intervalos de tempo eram medidos através de ampulhetas ou “relógios de areia”. Neste caso, para calcular o tempo era necessário que a areia escoasse do reservatório superior para o inferior.

Posteriormente, confeccionou-se como unidade de tempo a fração do período que a Terra levava para dar uma volta completa em torno de si e, assim, foi definido como sendo 1/86400 do dia médio.

A fim de se obter maior precisão dessa unidade, em 1967 passou-se a definir o segundo em função da vibração do átomo do Césio-133.

Principais unidades de tempo:

  • hora (h)
  • minuto (min)
  • segundo (s)


Relações importantes:

  • 1 hora (h) = 60 min
  • 1 hora (h) – 60 min = 3.600 s.

 

COMPRIMENTO

 As primeiras medidas de comprimento efetuadas pelo homem eram feitas utilizando-se partes do próprio corpo (o pé, a mão, o braço, etc.). Em seguida, definiu-se oficialmente como padrão internacional de medida de comprimento uma distancia entre duas marcas feitas numa barra metálica, guardada no Museu de Pesos e Medidas, em Paris.


Principais unidades de comprimento:

  • quilometro (km);
  • metro (m);
  • centímetro (cm);
  • milímetro (mm).


Relações importantes:

  • 1 m = 100 cm = 1.000m
  • 1 km = 1.000 km

 

Para medidas muito pequenas como, por exemplo, tamanho de átomos e moléculas, faz-se o uso de angstrõm (A).

1 A = 10 -10 m

 

Em medidas muito grandes, como a distancia entre galáxias, usa-se o ano luz (distancia que a luz percorre em um ano)

1 ano-luz = 9,5 trilhões de quilômetros

 

MASSA

A massa é a magnitude que quantifica a quantidade de matéria que ostenta um determinado corpo que se estuda, sendo o quilograma, de acordo à classificação que oferece o Sistema Internacional de Unidades, a unidade de massa através da qual se mede a matéria.

O padrão utilizado nos dias de hoje é a massa de um cilindro de platina, guardado no Museu de Pesos e Medidas, em Paris.


Principais unidades de massa:

  • quilograma (kg)
  • grama (g)


Relações importantes:

  • 1 Kg = 1000 g