Saltar navegação

ORIGENS DA FÍSICA

A física busca, basicamente, compreender os fenômenos físicos e as leis que os regem. As aplicações práticas dos avanços teóricos e experimentais da física permitiram a marcante contribuição dessa ciência para o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento, como a astronomia, a meteorologia, a geologia, a medicina, a biologia e a agricultura.


O movimento e referencial

Um corpo está em repouso, se sua posição no espaço em relação a um referencial não muda com o passar do tempo. Já movimento, é quando a sua posição no espaço em relação a um referencial muda com o tempo. Um corpo em movimento é chamado móvel. Em cinética, o termo espaço se refere a todas as posições que um móvel pode ocupar.


Movimento e velocidade

Um conceito fundamental em mecânica é o de velocidade. Trata-se de uma grandeza física usada para medir o movimento. Mas antes de estudar o conceito de velocidade precisamos estudar os seguintes conceitos físicos: posição, deslocamento e intervalo de tempo.


Posição

Posição é a localização de um móvel em relação ao referencial adotado. Para definir matematicamente a posição de um móvel é preciso marcar em sua trajetória: um ponto inicial (chamado origem), uma escala (de 10m em 10m e etc.) e uma direção (horizontal ou vertical). Assim, a trajetória passa a ter um referencial, que é a origem.


Deslocamento

O deslocamento é a diferença entre duas posições ocupadas pelo móvel: a posição final (S) e a inicial (S0). O deslocamento é pode ser entendido como a variação da posição de um móvel.


Intervalo de tempo

O intervalo de tempo (Δt) é o tempo transcorrido entre dois instantes considerados. Em física, o tempo costuma ser representado pela letra t. O intervalo de tempo é obtido pela diferença entre o instante considerado (t) e o instante inicial (t0).


Velocidade

Velocidade é a relação entre o deslocamento de um móvel e o intervalo de tempo que ele leva para realizar esse deslocamento. 

                                                                                                       

Movimento retilíneo uniforme

Quando andamos de carro é muito provável encontrarmos algum semáforo fechado, valetas ou congestionamentos. Logo, é difícil manter a velocidade do veículo o tempo todo em certo valor. Caso se consiga manter constante a velocidade de um móvel e ele percorra uma trajetória em linha reta, esse movimento é chamado de movimento retilíneo uniforme (MRU): é um movimento porque, em relação ao referencial adotado, o móvel altera suas posições no espaço, retilíneo porque o móvel segue em linha reta e uniforme porque a velocidade do móvel é constante em todo o trajeto.


Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)

Temos esse movimento quando um móvel mantém sua aceleração constante durante certo percurso, e se esse percurso for uma linha reta, se diz que ele executou um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV): movimento retilíneo porque conforme o tempo passa, o móvel troca de posição em relação a um referencial, em uma linha reta, uniformemente variável porque sua velocidade varia de maneira uniforme, ou seja, por aceleração constante.