SOFTWARE
Conceito
“Software” é um conjunto de procedimentos que envolvem o controle das atividades do computador que são os aplicativos ou programas que fazem o computador funcionar.
Software é a parte lógica do computador e são compostos por comandos e declarações de dados. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções das quais foi projetado.
SOFTWARE DE SISTEMA
Geralmente dividido em SISTEMAS OPERACIONAIS e PROGRAMAS UTILITÁRIOS. Para começar os Sistemas Operacionais são de grande importância, pois eles nos dão a opção de "dizer ao computador o que ele deve fazer". Para que um computador funcione, a primeira tarefa a ser executada é carregar o Sistema Operacional (SO) para a memória do computador. O SO fica gravado no disco rígido (HD) do computador e é automaticamente carregado para a memória no instante em que o computador é ligado.
Três exemplos bastante conhecidos do nosso público são o Mac, o Windows e o Linux. Os Programas Utilitários geralmente são softwares de menor porte com funções mais especificas tipo: Verificação de Disco, Cópias de Segurança entre outros.
SOFTWARE APLICATIVO
Neste tipo de software se enquadram todos aqueles programas que são utilizados na execução de tarefas específicas. Posso citar vários exemplos mas os mais comuns são os processadores de texto, como o Word, que servem para trabalhar com os mais diversos tipos de textos, emitir etiquetas, e fazer formulários, as planilhas eletrônicas como o Excel são poderosas ferramentas de cálculos que facilitam tanto aquele trabalho árduo de matemática, fazer gráficos com real representação dos dados é uma coisa muito boa pra quem precisa e por último o que muitos usam mas não sabem o nome ao certo que são os Browsers ou Navegadores, softwares usados para navegar na Web, dentre eles os mais conhecidos atualmente são: Windows Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Opera e Safári.
Além do sistema operacional temos outros programas (softwares aplicativo) que realizam tarefas específicas, por exemplo:
• Processador de Textos (Editor de Textos): Fornece todas as ferramentas necessárias para que possamos digitar um texto no computador, inserir figuras, tabelas, bordas, imprimir esse texto e inúmeras outras facilidades. O Word, Writer, Bloco de Notas, são exemplos de processadores de textos.
• Planilha Eletrônica: Permite a criação de planilhas de cálculos. Desde simples fórmulas como um somatório de valores até cálculos envolvendo variáveis poderão ser efetuados a partir deste tipo de programa. Além disso, diversos tipos de gráficos (barras, pizza, colunas, etc.) poderão ser criados a partir dos resultados da planilha. O Excel (do pacote Office da Microsoft) e o Calc (do pacote OpenOffice) são exemplos de planilhas eletrônicas.
• Editor Gráfico: Fornece todas as ferramentas necessárias para que possamos criar figuras, desenhar ou manipular figuras já prontas. Este tipo de software é muito usado na criação de logotipos, capas de trabalhos, cartazes etc. CorelDraw, PhotoShop, FireWorks, Flash são exemplos de editores gráficos.
• Banco de Dados: São programas para fazer cadastros (fichas) de clientes, fornecedores, produtos, por exemplo, ou qualquer outra informação pode ser armazenada por este tipo de aplicativo. O Access pode ser considerado um exemplo de um banco de dados simples.