ARQUIVOS
Conceito
Os arquivos são informação digitais, que via de regra são armazenadas de forma magnética (HD, pendrive, etc.) ou ótica (CD, DVD) em discos e que podem ser facilmente manipuladas.
HD é um dispositivo de armazenamento magnético na forma de discos sobrepostos. É no Disco Rígido que as informações são gravadas de forma permanente, para que possamos acessá-las posteriormente.
Por exemplo: você grava um trabalho no HD (drive C:) mas está com medo que as outras pessoas que trabalham no mesmo computador estraguem seu trabalho. Uma solução seria copiar o arquivo que está no disco para um pendrive (normalmente drive F:).
Você ainda pode renomear (trocar o nome) e apagar (excluir) os arquivos.
A manipulação de arquivos é um dos recursos que o Sistema Operacional proporciona e sem dúvida é importantíssimo para todos os usuários de computador.
A extensão é composta por três caracteres, no máximo, e tem a função de identificar o tipo de arquivo.
A identificação é útil para o usuário é necessária para que o Sistema Operacional o identifique corretamente e lhe atribua suas funções quando for chamado. Se um arquivo tiver sua extensão alterada, poderá não ser identificado pelo Sistema operacional e perder a sua função, podendo comprometer o correto funcionamento de todo o sistema.
1) Temos que ir com o mouse no menu Arquivo e escolher a opção Salvar ou clicar direto no botão Salvar, como nas mostra as seguintes figuras:
2) Após fazer o procedimento acima (número 1), aparecerá uma janela onde temos que indicar duas coisas para o computador. São elas:
a) O lugar onde queremos salvar o arquivo: Disco, Disquete, Pendrive, Meus Documentos. (Salvar em)
b) O nome que queremos dar ao nosso trabalho (Nome do arquivo)
c) Por último, clicar no botão Salvar.
Atenção
- Sempre é bom conferir se realmente deu tudo certo, isto é, verificar se salvou o arquivo conforme o esperado!
- No menu Arquivo também encontramos a opção Salvar como... que é usada quando o arquivo já estiver salvo e desejarmos salvá-lo em outro lugar e/ou com outro nome. É importante lembrar que ao usar essa opção, será criada uma cópia do arquivo existente!