Saltar navegação

COMPUTADOR

Conceito

O computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. 

Ele armazena, processa e recupera informações, quase como um liquidificador (que armazena as frutas e legumes, processa-os e recupera, como resultado, o suco desejado).

Entre os vários benefícios, podemos citar: grande velocidade no processamento e disponibilização de informações; precisão no fornecimento das informações; próprio para execução de tarefas repetitivas; propicia a redução de custos em várias atividades.

Todos nós sabemos da grande importância do uso da informática em nossas atividades rotineiras. Um exemplo disto é que somente através dela é que este curso foi desenvolvido para você e tantos outros estudantes, que estão distantes geograficamente dos grandes centros educacionais.

O computador foi inventado para oferecer conforto e praticidade, sendo um equipamento com capacidade para receber, processar, produzir e armazenar grandes volumes de informações. 

Os instrumentos que auxiliavam os homens da antiguidade a contar são considerados os precursores do computador.

Vejamos como se deu esta evolução:

Antes de Cristo

Ábaco

Consistia-se num quadro de madeira com cordas. Cada corda correspondia a uma posição digital (unidades, dezenas, centenas,...) e, nelas, havia bolinhas que representavam cinco unidades de cada posição digital.

1622

Máquina pascalina

O francês Blaise Pascal inventou, uma máquina de calcular mecanizada, consistindo-se basicamente de rodas dentadas, com capacidade de efetuar as quatro operações básicas.

1804

Tear de Jacquard

Inventado pelo francês Joseph Marie Jacquard, mecânico de teares em Lyon. Trata-se de um sistema que usa cartões perfurados controlando os processos mecânicos, para desenhar estampas que serão reproduzidas nos tecidos, sendo esta ideia aproveitada, mais tarde, na computação moderna.

1946

ENIAC

Foi o primeiro computador a utilizar eletrônica digital. Era capaz de realizar cinco mil somas por segundo. Pesava 32 toneladas e media 30 metros. A temperatura, no local onde funcionava, chegava a 50 graus. Foi desenvolvido para computar trajetórias táticas e de balística para a II Guerra Mundial, mas só começou a operar após a Guerra.

1951

UNIVAC

Os computadores da IBM começam a ser produzidos em série.

1956

Transistores

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) anuncia um computador construído com transistores substituindo as válvulas de vidro.

Década de 1960

IBM/360

O computador é lançado e tornou-se um modelo de grande sucesso na época, passando computador passa a ser mais acessível, sendo utilizado também em áreas comerciais. Os transistores substituíram as válvulas com eficácia, pois eram muito menores, esquentavam menos e com custo de produção menor, aperfeiçoando o Circuito Integrado (CI ou chip) e também a tecnologia de miniaturização de componentes eletrônicos.

1981

PC

Lançado o Computador Pessoal da IBM.

1982

Notebook

A Compaq lança o primeiro computador portátil. Popularizou-se a partir do final da década de 1990.

1985

Windows

Lançada pela Microsoft a versão 1.0 do Windows.

1991

Linux

Lançado o sistema operacional desenvolvido por Linus Torvalds

1993

Pentium

Lançado o processador Pentium, da Intel.

1994

Internet

A internet começa a se popularizar. 

2003

Wi-FI

As comunicações via rede sem-fio (wireless) tornam-se realidade.

(processar = calcular)

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES