O SISTEMA SOLAR
CONCEITO
O Sistema Solar é o conjunto constituído pelo Sol (que está no centro do sistema) e por um grande número de outros corpos celestes que giram em torno dele e são mantidos como uma unidade física pela atração gravitacional.
No sistema solar temos os sistemas gasosos, que são enormes planetas que contêm grande quantidade de materiais gasosos, com essas características, temos: Netuno, Urano, Saturno e Júpiter.
Além desses planetas, os outros planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Netuno.
Movimentos da Terra
Movimento de Rotação é o deslocamento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo. O processo da rotação dura 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos. A rotação é responsável pela variação diária da radiação do sol, onde uma parte da Terra está exposta pela luz solar, caracterizando como o dia; e outra parte fica oposta a exposição do Sol, se caracterizando como noite.
Simulação do movimento de rotação
O movimento de Translação é o movimento que a Terra faz girando em torno do Sol. A Terra lema 365 e 6 horas (1 ano) para completar este movimento. A cada 4 anos, para que se totalize mais um dia, (6 horas em 4 anos = 24 horas ou um dia), o ano que ocorre esse dato é conhecido como ano bissexto.
Durante o movimento de translação, o planeta Terra sofre modificações quanto a seu clima quando a inclinação de 66°33’ no eixo de rotação é responsável pelas diferentes estações do ano (inverno, primavera, verão e outono). Isso ocorre porque em uma determinada época, um hemisfério recebe mais luz do que o outro, ou seja, quando é inverno em um hemisfério, é verão no outro. Enquanto é outono em um hemisfério, no outro é primavera.
Quando ocorre o recebimento de luz e calor de forma desigual nos hemisférios o fenômeno é chamado de solstício, esse período acontece nos dias 21 de junho e 21 de dezembro, e marcam a chegada do inverno e do verão.
Quando os dois hemisférios recebem luz e calor de maneira igual, o fenômeno é denominado de equinócio, que se inicia nos dias 21 de março e 23 de setembro, a principal característica desses dias é que as noites e os dias possuem o mesmo tempo de duração (12 horas), essas datas determinam o começo do outono e da primavera.
Zonas térmicas da Terra
Devido a forma esférica da Terra, os raios solares são projetados para o planeta de forma diferenciada, quanto sua intensidade, para cada distintas localidades do planeta. Nas regiões mais próximas da linha do Equador, também conhecida como zona intertropical, os raios solares atingem a superfície da Terra mais intenso nessa região. Quando vai se afastando da zona intertropical em direção aos pólos, os raios incidem sobre a superfície de forma menos intensa.
As zonas térmicas da Terra.
Zonas Polares: os raios nessa região nessa região atingem a superfície terrestre de maneira mais inclinada e com pouca intensidade. É a região mais fria da Terra.
Zonas temperadas: nessa região os raios solares atingem a superfície da Terra de forma mais moderada. São regiões de temperaturas mais amenas.
Zona tropical: Regiões que recebem a luz solar de forma mais intensa. São as regiões de clima mais quente do Planeta.