Saltar navegação

HIDROGRAFIA BRASILEIRA

CONCEITO

hidrografia do Brasil é o conjunto de recursos hídricos do território brasileiro, as bacias hidrográficasOceano Atlântico, os rioslagoslagoasarquipélagosgolfosbaíascataratasusinas hidrelétricasbarragens, etc. De acordo com os órgãos governamentais, existem no Brasil doze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete têm o nome de seus rios principais. AmazonasParanáTocantinsSão FranciscoParnaíbaParaguai e Uruguai; as outras são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal como eixo, por isso são chamadas de bacias agrupadas.

O Brasil possui um território privilegiado em potencial hídrico, detém uma das maiores reservas de água doce do mundo, essas estão distribuídas em rios caudalosos que compõem bacias hidrográficas de longas extensões, favorecem a produção de energia elétrica e também a navegação.

 

Principais aspectos da hidrografia brasileira

Diante da imensa abundância hídrica que o Brasil possui, salvo o sertão nordestino, o país está praticamente imune a falta de água ou pelo menos não possui grandes preocupações nesse sentido, é um grande privilégio, uma vez que a escassez desse importante recurso já se tornou realidade em muitos países e as previsões são pessimistas em relação ao assunto, até por que sabem que a água não é infinita como se acreditava anteriormente.

Os brasileiros são dissipadores quando o assunto é o nível de consumo de água e o devido tratamento que destinamos aos rios, especialmente aqueles que cruzam diversos centros urbanos, independente do tamanho. Em sua maioria se tratam de rios totalmente poluídos e sem vida pelo menos no perímetro urbano.

O território do Brasil possui dimensões continentais. É de suma importância que o professor de Geografia informe os alunos sobre a divisão política e administrativa do país. Para iniciar, questione os educandos se eles sabem como tal divisão se estabelece.

Fale para os alunos que o território brasileiro se encontra dividido em 26 Estados e um Distrito Federal, que abriga a capital do país - Brasília. Além disso, informe que a formação de diversos Estados brasileiros se constituiu há bastante tempo, alguns, desde o período das capitanias hereditárias, como por exemplo, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A configuração das fronteiras entre os Estados foram constituídas, em sua maioria, no século XIX. Com exceção de Estados que surgiram recentemente, como Mato Grosso do Sul (1977) e Tocantins (1988).

Como o professor se refere várias vezes ao termo Estado, é indispensável explicar o que significa, dizendo que são unidades da federação (união de vários Estados que possuem um governo central), e que são autônomas, possuindo leis próprias. Ressalte que a independência quanto às leis está subordinada à Constituição Federal do Brasil (lei fundamental e suprema do país, que contém os direitos e deveres dos cidadãos e do governo, além dos demais interesses do país).

Não se pode falar em Estados sem dizer que esses se encontram divididos internamente em municípios (existem alguns que são subdivididos em distritos). No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, há dezenas de municípios. É bom lembrar que essas subdivisões Estaduais são detentoras de leis próprias, sempre subordinadas à Constituição Federal do Brasil.
Os itens anteriormente citados são indispensáveis na abordagem desse conteúdo.