Saltar navegação

FUNDAMENTOS DO VÔLEI

Toque de bola por cima - é utilizado para bolas altas, que chegam ao jogador por cima de sua cabeça. È realizado com as duas mãos e o contato com a bola é feito com as extremidades internas dos dedos e com maior apoio dos indicadores e polegares. Veja:

Para realizar o toque evite separar demais os braços e bater a bola com a palma das mãos. 

Manchete - é utilizada quando a bola chega com grande velocidade ou quando estamos em posição que nos impede de tocá-la por cima.

Para fazer a manchete o jogador parte da posição de guarda, projeta os ombros e estende os braços em direção à bola.Quando a bola toca o braço o jogador estende as pernas.

Ao executar a manchete evite flexionar o tronco, separar e flexionar os braços e tocar a bola com as mãos.

Veja a posição dos braços para a execução da manchete: 

 

Saque - existem dois tipos de saque: o saque tipo tênis e o saque por baixo, mais usado por iniciantes.

Cortada - é um tipo de ataque muito utilizado no jogo. Consiste em golpear a bola, rápida e violentamente, com uma das mãos, procurando fazê-la tocar a quadra adversária.

As fases da cortada são: corrida, aproximação, impulsão, flutuação e queda. Na fase da flutuação é que é feita a batida da bola , como mostra as figuras a seguir:

 

Os erros mais comuns ao realizar a cortadas são: não coordenar as passadas, não flexionar as pernas na aproximação preparando-se para a impulsão, atacar com o braço flexionado, cair sobre a rede, ter dificuldade quanto ao tempo de bola, falta de precisão no contato bola-mão.

Bloqueio - é a ação dos jogadores, posicionados junto a rede, de interceptar a bola vinda da equipe adversária, estendendo os braços mais alto que o bordo superior da rede.

Quando o bloqueio é feito por um jogador temos o bloqueio simples (fig.1), quando é feito por dois jogadores, temos o bloqueio duplo (fig.2) e quando é feito por três jogadores o bloqueio triplo (fig.3).

As fases do bloqueio são: preparação, impulsão, elevação, bloqueio e queda.

Os erros mais comuns são: tocar na rede projetando o corpo para a frente, posicionamento inadequado das mãos (afastadas ou unidas demais), ter dificuldade quanto ao tempo de bola.