A Terra dista, em média, aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol, distancia primordial para que ocorra vida no planeta. A terra se desloca ao redor do sol (movimento de translação que dura 365 dias e 6 horas).
Ela também gira ao redor de si mesma, cumprindo uma rotação (que na realidade dura 23h 56m 04 seg) por dia sobre o seu próprio eixo com uma inclinação de 23° 27’ em relação ao seu plano orbital.
Tem sua origem descrita hipoteticamente como conseqüência de um grande impacto sofrido pela Terra por um corpo do tamanho de Marte aproximadamente à 4,5 bilhões de anos, durante os estágios intermediários e finais da formação da Terra, acelerando a rotação, inclinando o seu plano orbital para 23° 27’ e ejetando uma chuva de detritos para o espaço que se fundiram em um grande corpo originando a Lua.
Orbitando ao redor da Terra está a Lua, possuindo muitos movimentos, sendo os principais a rotação, a revolução e a translação. O movimento de translação da Lua é o que faz em torno do Sol acompanhando a Terra, o de rotação ela faz ao redor do seu próprio eixo e o de revolução ela realiza ao redor da Terra de forma elíptica. Esses dois últimos movimentos têm a mesma duração, pois são realizados, em tempos iguais, num período aproximado de 27 dias e 8 horas.
Devido à igualdade nas durações desses dois movimentos é que a Lua nos mostra sempre a mesma e única face.