Saltar navegação

REFERÊNCIAS

FEOL, Iselda Terezinha Sausen. Alfabetização: um desafio novo para um novo tempo. Ijuí: Vozes/Fidene, 1983.

BELLENGER, Lionel. Os métodos de leitura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.v.III, p. 115-159.

CASTRO, Célia Romea. Linguagem oral e escrita na educação infantil. In.: ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 177-210.

CRAIDY, Carmem; KAERCHER Gládis E. (orgs.) Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artemd, 2001. p. 135-152.

FRISON, Marli Dallagnol et al. Livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de ensino de ciências naturais. VII ENPEC. Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/425.pdf> Acesso em: 14 mar. 2019.

LETRADO. In: MICHAELIS Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Acesso em: 07 março de 2008.

MASCARELLO, Débora Cristina. História da educação brasileira: Os cursos Profissionalizantes do Colégio Polivalente. Cascavel, 2006.

MENDONÇA, Olympio Correa, MENDONÇA Onaide Schawartz. Alfabetização: Método sociolinguístico: Consciência Social, Silábica e Alfabética em Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2007.

OLIVEIRA, Paulo de. História da educação no brasil período jesuítico. Rio de Janeiro, 2005.

SENNA, Luiz Antonio Gomes (Org.) Letramento - princípios e processos. Curitiba: IBPEX, 2007.

SILVA, Almira Sampaio Brasil da (Org.) Método Misto de Ensino da Leitura e da Escrita e História da Abelhinha – Guia do Mestre. 7. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.

SOARES, Gilda Menezes Rizzo. Os diversos métodos de ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Papelaria América,1980.