ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
- Práticas de leitura para as crianças têm um grande valor;
- Tais atividades só devem se realizar quando fizerem sentido e como parte de um projeto;
- Ouvir um texto já é uma forma de leitura;
- Por meio da leitura do professor, podem relacionar a linguagem com os textos, os gêneros;
- As poesias parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras. As crianças não só conteúdos, mas também á forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo me rimas;
- Leituras de um mesmo gênero, as crianças têm oportunidades de conhecerem as características próprias de cada gênero;
- Recontar a historia pode ser desenvolvido pelas crianças, historias conhecida;
- Ler não é decifrar palavras
As embalagens comerciais, os folhetos de propaganda etc, possibilitam ás crianças deduzir o sentido.
As crianças podem localizar uma palavra ou um trecho, e escutar varias vezes a mesma historia pelo prazer de reconhecê-la, aprende-la, cobrar a mesma seqüência e de antecipar as emoções que teve da primeira vez.
A criança aprende a escrever da forma como sabe. Escrever o próprio nome é um valioso conhecimento, um repertorio básico de letras.
Os nomes em letras maiúsculas são mais fáceis para as crianças imitar esse tipo de letra. É preciso que as crianças aprendam a trabalhar juntas.