Saltar navegação

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

  • Práticas de leitura para as crianças têm um grande valor;
  • Tais atividades só devem se realizar quando fizerem sentido e como parte de um projeto;
  • Ouvir um texto já é uma forma de leitura;
  • Por meio da leitura do professor, podem relacionar a linguagem com os textos, os gêneros;
  • As poesias parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras. As crianças não só conteúdos, mas também á forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo me rimas;
  • Leituras de um mesmo gênero, as crianças têm oportunidades de conhecerem as características próprias de cada gênero;
  • Recontar a historia pode ser desenvolvido pelas crianças, historias conhecida;
  • Ler não é decifrar palavras

As embalagens comerciais, os folhetos de propaganda etc, possibilitam ás crianças deduzir o sentido.

As crianças podem localizar uma palavra ou um trecho, e escutar varias vezes a mesma historia pelo prazer de reconhecê-la, aprende-la, cobrar a mesma seqüência e de antecipar as emoções que teve da primeira vez.

A criança aprende a escrever da forma como sabe. Escrever o próprio nome é um valioso conhecimento, um repertorio básico de letras.

Os nomes em letras maiúsculas são mais fáceis para as crianças imitar esse tipo de letra. É preciso que as crianças aprendam a trabalhar juntas.