Saltar navegação

LINGUAGEM ESCRITA

CONCEITO

escrita consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas e representa um estágio posterior de uma língua. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias.

É necessário um processo de reflexão, como tudo na vida, sobre o ato de aprender a ler e escrever, se esta fase não for muito bem explorada poderá comprometer o êxito desta empreitada, ou seja, o sentido de para que se deve aprender a ler e a escrever, qual o sentido dessa linguagem na vida cotidiana, qual a função social da escrita?

Registrar-se registrar nossa humanidade, em diferentes linguagens, desde que se nasce, é algo que podemos e devemos fazer na educação infantil, para junto com as crianças, irmos nos olhando, nos acompanhando, nos revendo, nos transformando, nos aprendendo, aprendendo a nos produzir e, coletivamente, produzir melhor nossa humanidade.

Vários são os fatores que explicam o nascimento da escrita:

  • contabilizar os produtos comercializados, os impostos arrecadados e os funcionários do Estado;
  • medir estrutura das obras, que exigira a criação de um sistema de sinais numéricos, para a realização dos cálculos geométricos.

Com a escrita, o ser humano pôde registrar suas ideias e de se comunicar e registrar a vida paras gerações que virão depois de nós.

O registro mais antigo da escrita é século XIV a.C e está em símbolos cuneiformes da língua acadiana: um pedaço de barro escrito encontrado em Jerusalém por arqueólogos israelenses.

PARA REFLETIR

Só se escreve e lê palavras?