Saltar navegação

CONTEÚDOS

A leitura não pode ser vista unicamente limitada à transmissão de conteúdos em sala de aula, mas também visa formar o hábito como aquisição de conhecimentos constantes para a vida. É interessante que a leitura seja aplicada com encantamento. Sendo assim a criança vai buscar aprender e compreender mais e mais. 

O domínio da linguagem surge do seu uso em múltiplas circunstancias, nas quais as crianças podem perceber a função social que ela exerce e assim desenvolver diferentes capacidades.

A oralidade, a leitura e a escrita deve ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.

É importante no momento de construção da aprendizagem da criança que o ambiente sala de aula, seja atrativo e equipado de tal forma que sejam interessantes para as crianças, ativando o desejo de produzir e o prazer de estarem ali. O professor por sua vez, deverá atuar como mediador, e ser antes de tudo um leitor. Precisa ler para os alunos, ler com eles e saber ouvir com entusiasmo as leituras dos textos que eles próprios produzem e escolhem para ler.

PARA REFLETIR

Como desenvolver conteúdos para cada faixa etária?